Instruções do Exame

Imunofenotipagem - Neoplasia Hematológica

Instruções para paciente

É obrigatório pedido médico e o formulário preenchido. (disponível no site do DB). A amostra deve ser coletada de 2ª a 4ª. A mesma deve ser coletada e enviada ao DB no mesmo dia devido à estabilidade da amostra. Deve chegar com prazo de 24 horas após a coleta. A amostra deve estar na matriz do DB até 5ª. Não coletar em véspera de feriados.

http://diagnosticosdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Requisi%C3%A7%C3%A3o-_-Imunofetipagem-Mielograma-e-Ferro-Medular.pdf

A imunofenotipagem de células da medula óssea e sangue é utilizado para a determinação da linhagem celular e análise da maturação das células nas neoplasias hematológicas. Essa dosagem possibilita a determinação de linhagem celular. Além de determinar a linhagem nos grandes grupos, mielóide, células B, T e NK, a caracterização imunológica contribui sobremaneira para a classificação em subgrupos mais específicos como a Leucemia Mielóide Aguda (LMA) com diferenciação mielóide e linfóide mínima (M0 da FAB), LMA sem maturação, leucemia eritroblástica aguda, leucemia megacarioblástica aguda e leucemias bifenotípicas. Caracterização do estadio de maturação das células malignas contribuindo na definição diagnóstica como no caso das doenças linfoproliferativas crônicas. Definição da linhagem celular na crise blástica de síndromes mieloproliferativas crônicas. Caracterização da heterogeneidade e dos aspectos aberrantes das populações de células malignas, permitindo aplicar estas observações no monitoramento da terapia e detecção de doença residual mínima.